
Classicismo, ou Quinhentismo (século XV) é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento(Europa séc. XV a XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles a crise religiosa (era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero), as grandes navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra) e a invenção da Imprensa que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica) proporcionando mais conhecimento para todos.
Foi na arte renascentista que o antropocentrismo atingiu a sua plenitude, agora, era o homem que passava a ser evidenciado, e não mais Deus.

O período Barroco, ocorrido entre os anos de 1600 e 1700, foi ocasionado por uma descrença nas ideias renascentistas de simetria e racionalismo. Tal derrocada aconteceu por conta de determinados fatores e os mais importantes foram a grande crise do sistema econômico e a quantidade de guerras religiosas que se estenderam ao redor da Europa, trazendo a tona novamente a questão da religiosidade.O homem da época do Barroco buscou, de certo modo, uma evasão constante na arte, cheia de figuras poéticas como metáfora, a antítese e a alegoria. Assim como a literatura, diversas outras manifestações artísticas participaram da corrente, assim como a pintura e a música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário